7 de mai. de 2013

CONHEÇA: O TERNO

Foto: Samyr Aissami

      Damos início a série de posts apresentando novas bandas nacionais. Bandas que se você não conhece, deveria conhecer! 
     Os primeiros a serem apresentados são os garotos da banda O Terno. Falamos recentemente sobre eles no post sobre o festival Toca Raul, em que a nossa equipe entrevistou os integrantes da banda. Se você não viu, pode conferir essa matéria aqui.

    O Terno, banda paulista, tem como integrantes Tim Bernardes (guitarra e voz), Guilherme d'Almeida (baixo) e Victor Chaves (bateria)O nome da banda surgiu de influências musicais de bandas britânicas que usavam terno como marca registrada, como os The Beatles. Outras influências deles são Tame Impala, Rolling Stones e Mutantes. 
     A banda lançou em 2012 o seu primeiro CD, "66", feito de forma independente. O disco se divide em Lado A e Lado B, trazendo cinco composições da banda seguidas de cinco versões para músicas de Mauricio Pereira (Os Mulheres Negras) - também pai do vocalista Tim Bernardes. Ele participa do Lado B do disco com voz e sax. O CD recebe mais participações como a de Marcelo Jeneci, no órgão Hammond, e Dino Vicente, tocando mini-moog.
      A faixa "66" rendeu o primeiro clipe da banda, produzido pela Alaska Filmes. O clipe, que traz imagens da banda tocando debaixo d’água, foi premiado na categoria Clipe do Ano, no Prêmio Multishow 2012, e Aposta MTV, no VMB 2012.


As cenas aquáticas foram realmente feitas debaixo d'água, em vários takes de 2 ou 3 minutos. Os instrumentos foram comprados para serem destruídos no decorrer do clipe. Mesmo com as intensas cenas aquáticas, o clipe foi filmado em sete dias. 

      No último ano, O Terno participou de diversos projetos. Um deles foi se apresentar como banda base para o especial de final de ano da TV Cultura, o Cultura Livre, que contou com dezoito artistas da nova cena musical brasileira, como Tulipa Ruiz, Karina Buhr, Rafael Castro, Felipe Cordeiro, Kiko Dinucci, Rael e outros.


      No Prêmio Multishow 2012, além de serem premiados, a banda fez uma apresentação com Nando Reis e Arnaldo Antunes:


      E, ainda em 2012, participou do Som Brasil Tropicália, da rede Globo. Nesse período, a banda tocou em diversas cidades, como Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba, e continua viajando, divulgando “66”.
      Agora, em 2013, participou da gravação de duas músicas do recém lançado EP de Tom Zé, “Tribunal do Feicebuqui”- Tim assina duas parcerias com Tom Zé, sendo uma delas também com Marcelo Segreto.​ Atualmente, o repertório da banda já vai além do disco “66”. Uma nova leva de composições, que farão parte do próximo disco e possível EP, já é tocada nos shows. Além desses projetos, a banda foi convidada para participar do festival Toca Raul (vide introdução do post). O festival passou pelo CCBB de São Paulo e Brasília. Em entrevista ao Sala Seis, a banda confidenciou que pretende lançar um novo clipe no segundo semestre desse ano, que mais uma vez será produzido pela Alaska Filmes. Outro projeto da banda é o lançamento do disco "66" em vinil.



       A banda disponibiliza o álbum para download em seu site.  Para mais informações visite O Terno no Facebook.

Breno Galtier


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...