5 de mai. de 2013

FOTOGRAFIA DE SHOW

Por: Breno Galtier
      Vou falar de algo que está cada vez mais frequente no meu cotidiano: a fotografia de concertos. Em abril do ano passado, eu fiz o Workshop Próximo Clique com os fotógrafos Luringa e Gustavo Vara. Lá, eu aprendi bastante. Muita do que aprendi eu uso até hoje, e cada vez mais vou aperfeiçoando a procura de um click único. 
Por: Breno Galtier
1/15 | ƒ/1.8 | ISO: 800 | 50mm

      Em espetáculos à noite, a variação de luz é muito grande. Não dá para se utilizar a mesma configuração do começo ao fim do show. Sempre há de se ficar modificando-a, principalmente a exposição e a velocidade do ISO. O movimento repetitivo do artista pode deixar a foto tremida, e, quando isso acontecer, procure aumentar o ISO. Mas cuidado! O aumento dele pode causar danos na qualidade da foto, por isso, tente não aumentar mais do que 800, a não ser que esteja muito escuro, como é o caso dessa fotografia: 
Por: Breno Galtier
1/50 | ƒ/1.8 | ISO: 1600 | 50mm
No teatro, estava uma penumbra só em cima do Marcelo Camelo, e no fundo havia os athos bulcão. Para fazer com que o fundo também se destacasse, era preciso aumentar a velocidade do ISO. 

      Dica fundamental 
    Sempre fotografar em RAW. Usar o .jpg não vai te ajudar em nada e o resultado vai sair bastante prejudicado, principalmente se a iluminação estiver baixa, deixando a sua imagem sem qualidade e com ruídos indesejados. O RAW irá facilitar muito na hora de editar. 
Por: Breno Galtier
1/1250 | ƒ/1.8 | ISO: 1600 | 50mm
Nessa foto, eu utilizei um ISO bastante alto, mas como fotografei em RAW, não houve dano na qualidade da imagem.

      Uma das coisas que eu detesto é o flash! Muita gente tem mania de usar achando que vai dar tudo certo, porém é um grande erro. Isso, além de estragar o espetáculo com uma luz indesejada, não vai te ajudar em nada, pois o flash irá bater no que estiver em primeiro plano. Se você estiver no meio de uma multidão, por exemplo, vai focar na mão de quem estiver a sua frente e não no seu real objetivo. 
Por: Breno Galtier
1/100 | ƒ/1.8 | ISO: 800 | 50mm

      Equipamento 
     Na maioria das vezes, eu sempre fotografo com a minha 50mm (ƒ/1.8). Por ser uma lente clara e com uma abertura maior, ela proporciona um ótimo resultado, e, claro, o que mais me agrada, um foco incrível. O lado ruim, no entanto, é que, para usar essa lente, você precisa estar próximo ao palco e do artista, pois ela tem um zoom fixo. 
Por: Breno Galtier
1/400 | ƒ/1.8 | ISO: 1600 | 50mm

      Quando eu quero fotografar a banda toda, eu uso a minha lente do kit, uma 18-55mm (ƒ/3.5-5.6). A abertura dela é muito pequena. Para se ter uma foto boa, é preciso ter um pulso firme, literalmente, para não acontecer com que a foto fique tremida, e, claro, modificar o fotômetro.
Por: Breno Galtier
1/400 | ƒ/3.5 | ISO: 100 | 18mm
No caso dessa fotografia, o fato do show ter sido de dia me ajudou bastante, mas mesmo assim ainda é possível fotografar show com a lente do kit. Como eu disse, é só ter um pulso firme.

      Ao fotografar os shows, eu sempre procuro me locomover para todo o lugar possível, sempre a procura de expressões, olhares, sorrisos. Presto muita atenção em todos os mínimos detalhes para, então, fotografá-los. Algo muito bom é, antes do show, procurar conhecer mais sobre o artista. Saber o que ele costuma fazer no palco para você não perder esse momento e então eternizá-lo de uma forma diferente. 
Por: Breno Galtier
1/125 | ƒ/1.8 | ISO: 1600 | 50mm

      A banda não é formada apenas pelo vocalista. Procure sempre fotografar os outros componentes da banda, afinal, todos fazem parte do espetáculo, principalmente bateristas. Muita gente que fotografa shows acaba esquecendo que o baterista faz parte da banda. Mal sabem eles que as melhores fotos são de bateristas, pois os movimentos que eles fazem acabam resultando em fotos belíssimas. 
Por: Breno Galtier
1/2500 | ƒ/1.8 | ISO: 100 | 50mm

        Procure detalhes e explore ao máximo o espetáculo, pois o evento passa e são as imagens que o eternizam.
Por: Breno Galtier
1/800 | ƒ/1.8 | ISO: 800 | 50mm

Breno Galtier


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...