12 de mai. de 2013

LANA DEL REY: A RAINHA DE CONEY ISLAND



     Lana Del Rey tem apenas 26 anos e já viveu muitas situações em seu curto período de vida. Com quatro nomes artísticos diferentes, ela causou grande impacto no mundo, gerando tantas polêmicas, se é que podemos chamar assim, em relação ao seu jeito diferente de fazer arte.




      Lana Del Rey é uma artista misteriosa, parecendo ser nova na carreira com apenas seus dois álbuns lançados oficialmente, mesmo sendo cantora há mais de nove anos. Seu primeiro nome artístico foi May Jailer, - lançando um disco chamado Sirens com esse pseudônimo. No entanto, não obteve muito resultado. Logo depois, saía por Nova Iorque para cantar usando o nome de Sparkle Jump Rope Queen - o MySpace que usava nessa época ainda tem acesso liberado, com até algumas músicas, mas sem seus originais vídeos. Lana também teve sua fase Lizzy Grant, e tirou esse nome do seu nome verdadeiro, que é Elizabeth Grant. Lançou um álbum no Itunes com o nome de Lizzy Grant a.k.a Lana Del Rey, mas foi retirado após alguns dias da loja por pedidos dela mesmo. E, então, finalmente, tornou-se a famosa Lana Del Rey. A junção veio de dois nomes que gosta e que acha que ''soam bem'', como diz em algumas entrevistas.





     Seu primeiro single, ''Blue Jeans'', ficou famoso há um ano atrás, e essa fama trouxe críticas positivas e negativas. Muitos a chamavam de "boca de plástico", entre outros insultos, vindos, a maioria, de pessoas americanas. Certa vez, Lana disse, em uma entrevista, que não esperava o sucesso de ''Blue Jeans'' e que se sentia muito ofendida com as pessoas a chamando de falsa, pois parecia que a maioria dos americanos não aceitavam suas músicas no início. "Eu não tenho nada a ver com esta atitude e música americana", disse ela. 
      Lana conseguiu com que seu trabalho fosse reconhecido ao se mudar pra Europa, sentindo-se melhor cantando lá. "Vá embora para algum lugar onde as pessoas sejam calorosas e que você seja amada" e, realmente, as pessoas da Europa a acolheram de uma maneira muito calorosa, apesar dela carregar consigo um grande símbolo americano. Outras grandes críticas que fizeram a seu respeito foram em relação a sua voz, dizendo que ''ela não sabia cantar de verdade''.
      "A maioria dos jornalistas odeiam minhas músicas. Acredite em mim, eu falo por experiência própria, pois eu tenho sido insultada extensivamente esse ano."
      Dizem as más línguas que sua fama foi comprada, pois garantem que seu pai é rico e o responsável pelo seu sucesso, o que é praticamente um absurdo, já que Lana batalhou muito pra se tornar o que é hoje. A cantora se mudou pra um trailer para trabalhar em sua música, passando por fases difíceis e conflituosas - começara a sentir que não poderia ser famosa e a fazer música só pra si própria, não para agradar públicos.



    Seu jeito vintage vem da inspiração de filmes noir, de escritores como Whitman e Nabokov, de sua paixão por Elvis Presley e Frank Sinatra e de climas tropicais. Costumava postar videos caseiros que ela mesmo editava e que pareciam ter sido dirigidos por David Lynch. Depois que ficou famosa, seus vídeos ficaram ainda mais magnificos, muito bem produzidos e diferentes de qualquer outra cantora. Lana tem um estilo musical tão único que o descreve como "hawaiian glam metal and surf noir".
     As letras de Lana estão sempre falando sobre momentos de sua vida, usando muitas referências de filmes e cantores. O álbum Sirens tem letras doces ao som de violão, enquanto Lizzy Grant a.k.a Lana Del Rey traz uma batida diferente e letras que falam, a maioria, sobre como ela se via e se sentia, sobre o quanto ela queria mostrar suas obras de arte ao mundo e ser álguem importante. Com Born To Die e The Paradise Edition, é um sentimento diferente. Essas suas recentes obras trazem algo mais melancólico sobre o amor, a cinematografia e épocas diferentes da vida de Lana.
    Recentemente, a cantora participou da trilha sonora do filme ''The Great Gatsby'', e, de acordo com ela, o sonho seria trabalhar apenas com trilhas sonoras de filmes, dizendo que se sentiria muito mais confortável no lugar que se imaginava originalmente, não em palcos fazendo shows. Consequentemente, costuma ficar nervosa antes de seus espetáculos
    A música para ''The Great Gatsby'' é nomeada de ''Young and Beautiful'' -  que, curiosamente, era para ter sido lançada no álbum The Paradise Edition. A bela obra de Lana ganhou um clipe simples e bonito, com olhares profundos e uma orquestra sombria.



     Lana atualmente está em turnê pela Europa, e não sabemos se ela tem o Brasil em mente para alguma turnê próxima, como disse o pianista dela há algum tempo atrás "Temos grandes planos para o Brasil", confidenciou ele. Claro que há, também, a grande mobilização de seus fãs apaixonados para isso acontecer. Torcemos e nos mobilizamos com eles, pois Lana Del Rey é um nome que queremos ouvir ecoando em nosso território brasileiro, juntamente de suas doces melodias.
     "Einstein disse uma vez: ‘sua imaginação é mais importante do que a sua inteligência’, e eu tenho muita, muita imaginação. Gosto de viver em meu mundo surreal e eu nunca vou parar de buscar influências e visões para minha arte."

Bruna Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...