28 de jul. de 2013

ESTREIAS DA SEMANA

    O grande destaque desse fim de semana é o retorno do mutante Wolverine às telonas. "Wolverine: Imortal" nos mostra os acontecimentos depois de "X-Men - O Confronto Final" (2006) e serve como uma "ponte" para o próximo capítulo dos X-Men, "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido'', que só estréia no próximo ano.


    Após matar Jean Grey (Famke Janssen) para salvar a humanidade por ela não conseguir controlar os poderes da Fênix, Logan (Hugh Jackman) decidiu abandonar de vez a vida de herói e passou a viver na selva, como um ermitão. Deprimido, ele é encontrado em um bar pela jovem Yukio (Rila Fukushima). Ela foi enviada a mando de seu pai adotivo, Yashida (Hal Yamanouchi), que foi salvo por Logan em Nagasaki, no Japão, na época em que a bomba atômica foi detonada. Yashima deseja reencontrar Logan para fazer-lhe uma proposta: transferir seu fator de cura para ele, de forma que Logan possa, enfim, se tornar mortal e levar uma vida como uma pessoa qualquer. Ele recusa o convite, mas acaba infectado por Víbora (Svetlana Khodchenkova), uma mutante especializada em biologia que é também imune a venenos de todo tipo. Fragilizado, Logan precisa encontrar meios para proteger Mariko (Tao Okamoto), a neta de Yashida, que é alvo tanto de seu pai, Shingen (Hiroyuki Sanada), quanto da Yakuza, a máfia japonesa.



A direção ficou por conta de James Mangold (Garota, Interrompida, Encontro Explosivo), e o roteiro com o premiado Christopher McQuarrie (Os Suspeitos).
   
    O novo longa do premiado Terrence Malick ("A Árvore da Vida") também estreia esse fim de semana.
    Estrelado por Ben Affleck, Rachel McAdams, Olda Kurylenko e Javier Bardem, "Amor Pleno" conta a história de Neil (Ben Affleck) e Marina (Olga Kurylenko), que se conheceram na França e mudaram-se para Oklahoma para começarem uma vida juntos - mas é aí que os problemas começam. Marina conhece um padre em exílio que está lutando com sua vocação, enquanto Neil renova sua relação com um antigo amor de sua infância, Jane (Rachel McAdams).




ZARAFA
Sinopse: Um ancião africano conta às crianças que o rodeiam uma antiga história. Livremente inspirado na verdadeira história da girafa oferecida pelo Paxá do Egipto ao Rei de França em 1827, o filme conta a odisseia de Zarafa, uma girafa capturada, e as tentativas de um menino de dez anos, Maki, para levar Zarafa de volta ao Sudão. [TRAILER]





TESE SOBRE UM HOMICÍDIO
Sinopse: Roberto Bermudez (Ricardo Darín) é um especialista em Direito Criminal que ministra um curso bastante reconhecido. Uma nova turma está prestes a iniciar as aulas e entre os alunos está Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho conhecido do professor. Gonzalo trata Roberto como um verdadeiro ídolo, o que incomoda o mestre. Já com as aulas em pleno andamento, um brutal assassinato ocorre perto da universidade. Roberto logo demonstra interesse no caso e, ao investigar os detalhes, passa a crer que Gonzalo seja o autor do crime e esteja desafiando-o a um jogo de inteligência. [TRAILER]





SOB OS OLHOS DE MAISIE
Sinopse: Em meio ao conturbado divórcio dos pais, Maisie (Onata Aprile), uma garotinha de sete anos, tenta entender o que se passa. De um lado a mãe, Susanna (Julianne Moore), uma estrela do rock. Do outro o pai, Beale (Steve Coogan), um influente galerista. Unindo os dois, a menina, que logo descobre um novo significado para a palavra "família". [TRAILER]


"NINFOMANÍACA", DE LARS VON TRIER

    O novo filme do polêmico diretor Lars Von Trier (Anticristo, Melancolia), ''Ninformaníaca'', que há uns meses atrás teve seu sugestivo pôster divulgado, ainda não teve um trailer divulgado. Como o longa só chega no fim do ano nos cinemas, aos poucos materiais vão sendo divulgados. O longa é estrelado por Charlotte Gainsbourg (que esteve em Anticristo e Melancolia), Stellan Skarsgård, Shia LaBeoulf, Jamie Bell, Christian Slater, Uma Thurman e Willem Dafoe.

    "Ninfomaníaca'' é a leve e poética história da jornada erótica de uma mulher, desde seu nascimento aos seus 50 anos, contada pelo personagem principal, a autodiagnosticada ninfomaníaca Joe.
    Em uma noite fria de inverno, o velho solteirão Seligman (Stellan Skarsgård) encontra Joe (Charlotte Gainsbourg) semiconsciente e machucada em um beco. Depois de levá-la ao seu apartamento, ele cura os machucados dela enquanto tenta compreender como as coisas podem ter dado tão errado para Joe. Ele escuta atentamente, enquanto em oito capítulos ela reconta a multifacetada e luxuriante história de sua vida.
    O filme foi divido em duas partes (dois filmes) - a segunda parte estreia no próximo ano. O primeiro filme possui 8 capítulos, o que, para quem assistiu outros filmes do diretor, já era de se esperar. O diretor, no site oficial do filme, já divulgou o nome dos oito capítulos, e, aos poucos, a descrição de cada um, com uma imagem e um pequeno trecho em vídeo.


Capítulo 1: The Compleat Angler

Como uma embalagem de doces de chocolate se torna um símbolo de vitória sexual?

Quando Joe e sua amiga experiente, B., embarcam em uma viagem de trem, elas apostam quantos homens seduzirão no trajeto.

O grande prêmio é uma deliciosa embalagem de doces de chocolate e se torna claro que Joe está disposta a vencer. Como um pescador experiente, ela precisa atrair a presa ao anzol.


    Na última sexta-feira (26/07), o diretor divulgou a descrição do segundo capítulo junto com uma erótica e provocativa imagem. Nela, vemos Shia Labeoulf e Stacy Martin.

Capítulo 2: Jerôme

“O amor é apenas luxúria com ciúme adicionado”.

Embora o amor seja um sentimento superficial aos olhos da cínica ninfomaníaca, a jovem Joe é atendida pelas forças que penetram suas defesas blindadas.

Seu nome é Jerôme.


Segue os nomes dos outros capítulos:

Capítulo 3: Mrs. H
Capítulo 4: Delirium
Capítulo 5: The Little Organ School 
Capítulo 6: The Eastern and the Western Church (The Silent Duck) 
Capítulo 7: The Mirror 
Capítulo 8: The Gun

    A produtora do longa, Louise Vesth, revelou, em entrevista à revista The Hollywood Reporter, que dublês de corpo foram usados em algumas cenas picantes do filme.
"Nós filmamos os atores fingindo fazer sexo e, então, entraram os dublês que realmente fizeram sexo. Na pós-produção iremos sobrepor digitalmente as duas gravações"
    Curiosidade: A atriz Nicole Kidman, que ja trabalhou com o diretor no aclamado "Dogville", recusou o papel de Charlotte Gainsbourg ao saber das cenas de sexo explícito.

    Pelas fortes cenas contidas no filme, o longa será apresentado ao público em duas versões: uma softcore e outra totalmente sem cortes.
    Conhecendo as obras anteriores do dinamarquês, é de se prever uma polêmica trama repleta de tragédias. "Ninfomaníaca" estreia no dia 25 de dezembro lá na Dinamarca, e ainda não tem data prevista para o Brasil.


20 de jul. de 2013

DICA DE TERROR: FENÔMENOS PARANORMAIS

    Essa semana, assisti pela quarta vez (don't call me crazy) ao terror "Fenômenos Paranormais", dos irmãos Vicious, Colin e Stewart (The Vicious Brothers).
Dessa vez acompanhamos a equipe do pograma de TV "Fenômenos Paranormais", que busca por espíritos, fantasmas e acontecimentos paranormais -  tudo gravado e relatado.
Em seu sexto episódio, a equipe vai ao antigo e abandonado sanatório Collingwood Psychiatric Hospital, onde esses fenômenos são reportados.
Depois de alguns relatos fora e dentro do local, a noite chega e a equipe pede ao zelador para trancá-los dentro do sanatório e abrir somente ao amanhecer. Dai pra frente, muitos gritos, correrias, mãos saindo das paredes e fantasmas correndo em direção à câmera. Confere o trailer aí:


    Foi em um dia vagando pelo YouTube que por acaso encontrei o trailer de Grave Encounters, e que assisti por curiosidade, devido à chamativa frame do trailer (foto ao lado).
O filme não traz nada novo, mas rende ótimos sustos e risadas (principalmente com as atuações). Tirando isso, a experiência é bem aterrorizadora, não só para os personagens, mas também para os expectadores. Eu nunca vou me esquecer do tremendo susto que minha prima levou e da crise de risos que tive.

    O filme ganhou uma continuação no ano passado. Em "Fenômenos Paranormais 2", um estudante obcecado pelo primeiro filme resolve ir com os amigos ao aterrorizador sanatório. Segue aí o trailer:


    Sou fã de found footages, portanto ainda veremos muitas dicas de filmes do gênero. Tenham uma ótima sessão.

18 de jul. de 2013

ESTREIAS DA SEMANA

Um dos destaques é a nova animação da Dreamworks, "Turbo" chega esse fim de semana nos cinemas de todo o Brasil.

Turbo é um caracol que sonha em se tornar um astro das corridas. Sua obsessão com velocidade o faz sentir como um peixe fora d'água na lenta comunidade dos caracóis. Mas Turbo não quer se conformar. Então um acidente que envolve uma queda no motor de um carro, transforma misteriosamente a devagar vida desse caracol em um extraordinária aventura que vai contra qualquer destino que Turbo achava que estava fadado a viver: correr contra os melhores pilotos na Indianapolis 500. "Nenhum sonho á grande demais, nenhum sonhador é pequeno demais".

A animação, na sua versão em inglês, conta com as vozes de Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson, Ken Jeong e Michelle Rodriguez. E no Brasil, Isis Valverde e Bruno Garcia emprestam suas vozes para a animação.

O outro destaque é a comédia romântica "O Casamento do Ano", do diretor Justin Zackman, que conta com um grande elenco: Robert De Niro, Diane Keaton, Robin Williams, Katherine Heigl, Amanda Seyfried, Ben Barnes, Topher Grace e Susan Sarandon.

Al (Ben Barnes) que está prestes a se casar com Missy (Amanda Seyfried), recebe a notícia de que sua mãe biológica, uma católica fervorosa, virá ao casamento. A partir daí, seus pais adotivos Don (Robert de Niro) e Ellie (Diane Keaton), que são separados há anos, precisarão fingir serem casados novamente para não decepcioná-la. Mas a farsa leva toda a família a relembrar os laços que os uniram numa história comovente e engraçada durante o que será o casamento do ano.


O CONCURSO
Sinopse: Dentre os milhares de candidatos que tentam uma vaga de Juiz Federal, apenas quatro finalistas, de diferentes cantos do Brasil (RJ, SP, RS e CE), se qualificam para a última fase do concurso: um cruel e dificílimo exame oral na Corte Federal do Rio de Janeiro, segunda-feira, às 8 da manhã, EM PONTO! Apenas um será aprovado. Os rapazes chegam ao Rio no sábado para o credenciamento e, seguindo o conselho de que é melhor relaxar do que estudar na véspera da prova, decidem aproveitar o final de semana na cidade para estarem descansados e preparados quando a segunda-feira chegar. Porém, as coisas não acontecem como planejado e os quatro adversários, que nesse momento já se tornaram grandes amigos, passam pelas mais hilárias e inimagináveis situações enquanto tentam chegar até a segunda-feira! Fábio Porchat, Danton Mello, Carol Castro e Sabrina Sato estão no elenco. [TRAILER]



MANTEIGA

Sinopse: Laura Pickler, esposa de Bob Pickler, o histórico campeão de esculturas de manteiga do Iowa, tem gozado, durante 15 anos, do destaque de ser a bonita e leal companheira do campeão estadual. Mas quando Bob é pressionado a retirar-se para dar hipótese de glória a outra pessoa, Laura fica indignada por perder o seu prestigio e decide entrar na competição. Apesar de ser a primeira a inscrever-se, vê as suas hipóteses de vitória caírem por terra com a chegada de um candidato improvável mas formidável: Destiny, uma rapariga de 10 anos, filha adotiva do casal Julie e Ethan. Mas não é tudo. Brooke, uma stripper e pretendente a amante de Bob, entra igualmente na competição, acompanhada pela sua fã nº1, Carol-Ann. Obrigada a enfrentar três adversários, ridicularizada pela sua enteada Kaitlen e furiosa com o marido, Laura resolve fazer tudo o que for preciso para ganhar. Mesmo que isso signifique recorrer à sabotagem e recrutar o seu estúpido ex-namorado Boyd como co-conspirador. Jennifer Garner, Ty Burell, Olivia Wilde e Hugh Jackman estão no elenco. [TRAILER]




UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK
Sinopse: Em junho de 1939, o Rei George VI (Samuel West) e sua esposa, a Rainha Elizabeth (Olivia Colman), fizeram uma visita à propriedade do presidente Franklin D. Roosevelt (Bill Murray) no Hyde Park, Nova York. Enquanto isso, o chefe de estado norte-americano se apaixona cada vez mais de sua prima e amante eventual, Margaret Suckley (Laura Linney). Nenhum monarca britânico havia visitado os EUA antes e Roosevelt espera unir forças com o Reino Unido, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. [TRAILER]







SIMPLESMENTE UMA MULHER

Sinopse: Depois de terminar um relacionamento, Marilyn (Sienna Miller) decide participar de um concurso de dança do ventre com a sua melhor amiga, Mona (Golshifteh Farahani). As duas embarcam em uma viagem de autoconhecimento e transformação. [TRAILER]









O HOMEM DA LUA

Sinopse: Um homem vindo da Lua (Katharina Thalbach) atrapalha os planos do Presidente (Ulrich Tukur), que acaba de conquistar o seu último pedaço de terra. [TRAILER]








TOKIORI - DOBRAS DO TEMPO (Documentário)
Sinopse: A maior onda da imigração japonesa no Brasil ocorreu entre 1927 e 1934. Foi no bairro rural da Graminha, no oeste paulista, que o destino de seis famílias de imigrantes desse período se cruzaram. Arrancada da mata virgem pelos imigrantes japoneses, italianos, espanhóis, que, por sua vez, empregavam paulistas, mineiros e nordestinos em suas terras, a Graminha é um lugar de encontros e desencontros de pessoas, culturas e tempos. Seguindo o cotidiano de quatro gerações dessas famílias, no Brasil e no Japão, “Tokiori”, em japonês Toki > tempo e Ori (de Oru) > dobrar, busca tornar visível suas identidades híbridas construídas ao longo do tempo. Terra natal e terra estrangeira se confundem nessa história marcada por constantes idas e vindas entre os dois países. [TRAILER]


CONHEÇA A BANDA IRLANDESA THE SCRIPT

    The Script é uma banda irlandesa que mistura o rock, o pop, o rap e as decepções amorosas de uma forma que não poderia ser melhor. Composta por Danny O'Donoghue, Mark Sheehan e Glen Power, os irlandeses de Dublin têm, em suas músicas, as visíveis influências de U2 a The Police, e de rappers como Jay-Z e Timbaland.

Foi em um dia qualquer de 2008 a primeira vez que ouvi The Script, na MTV  (quando era decente). O clipe de "We Cry", que foi o primeiro single da banda, o tipo de música que gruda na cabeça, não apenas na batida, mas também na letra (e até hoje uma das minhas canções favoritas). O que faz o The Script ser uma das minhas bandas favoritas é não apenas a suavidade na voz de Danny, mas também pela mistura que fazem com o pop e o rap, sem ficar aquela coisa, muita das vezes, agressiva. E seus clipes, que são bem produzidos, possuem uma linda simplicidade.
 

O primeiro álbum da banda, autointitulado "The Script", teve outros quatro singles: The Man Who Can't be Moved, Talk You Down, Before The Worst e Breakeven, que foi o single em que os caras ganharam destaque nos Estados Unidos, onde chegaram a vender 1.7 milhões de cópias digitais.

Outras faixas do disco, que não viraram singles, mas que são ótimas em minha opinião, são If You See Kay, Anybody There (que esteve somente na edição especial do disco) e a mais romântica do álbum: I'm Yours.

Já em 2010, a banda retorna ao cenário músical com seu 2º álbum de estúdio, bem recebido pela crítica, "Science & Faith". O álbum mostra um The Script mais amadurecido musicalmente e bem mais romântico. "Science & Faith" rendeu grandes hits para a banda, como a ótima For the First TimeNothing e Science & Faith.

12 de jul. de 2013

DICA DE TERROR: [REC]

    Atualmente, é raro de se encontrar filmes de terror que realmente nos fazem pular do sofá ou soltar um tremendo grito, e passar a noite acordado. Os filmes de hoje em dia, por mais que tentem trazer algo novo, caem nos malditos clichês, fazendo com que o filme nos façam cair no sono (A Aparição), além daqueles que possuem uma boa trama, mas que decepcionam no final (Atividade Paranormal). Porém, uma vez ou outra, saem por aí filmes que não deixam seus clichês de lado, mas que possuem uma boa trama. Suspenses de roer as unhas e que não economizam quando se trata de dar sustos - é nisso que esse post trará aos leitores, dicas de filmes de terror.

     Para o primeiro post, resolvi indicar um dos meus favoritos of all time, a franquia espanhola [REC], de Jaume Balagueró e Paco Plaza.

"Pablo, grabalo todo. Por tu puta madre!"

     O filme começa e a câmera foca em Angela Vidal, a repórter de um programa de televisão chamado Enquanto Você Dorme, que fala de acontecimentos noturnos. A reportagem é sobre a rotina de um corpo de bombeiros situado em Barcelona.
      Além do cameraman Pablo (que não aparece durante todo o filme), conhecemos o chefe dos bombeiros e os outros dois bombeiros que acompanharão Angela durante a visita, Alex e Manu.
    Depois de muito ''blábláblá'', finalmente a sirene toca e os bombeiros recebem um chamado para resgatar uma senhora com problemas mentais que está presa em seu apartamento. Com Pablo filmando tudo, seguem Angela e os bombeiros em direção ao prédio onde fica o apartamento da senhora. Os bombeiros arrombam a porta e se deparam com ela de pé, transtornada e choramingando (e você já fechando a cara). Um dos bombeiros se aproxima tentando acalmar a senhora... 
      Melhor do que contar é assistir ao trailer:


    Sendo um found footage (gravação encontrada) - que, depois de Atividade Paranormal, muitos filmes do gênero foram surgindo, sendo A Bruxa de Blair (1999) o pioneiro do gênero -, [REC] se destaca por saber usar bem o estilo de filmagem, dando ao filme aquele tom realista, tornando a experiência bem mais pertubadora do que em um filme "comum". Por ter um ótimo roteiro, que não decepciona e não economiza em cenas angustiantes de suspense, carníficina e muitos sustos, essa experiência é dobrada.
    Em 2008, o filme ganhou uma refilmagem americana chamada Quarentena, em que Angela Vidal é interpretada pela talentosa Jennifer Carpenter (O Exorcismo de Emily Rose). A refilmagem não ficou nada diferente da versão original, tirando algumas cenas que foram adicionadas.

   O filme ainda tem continuação! [REC]2 - Possuídos nos mostra os acontecimentos ocorridos logo após o final do primeiro filme: 
    *SPOILERS


   Também [REC]3 - Genesis, que, para mim, seria a tentativa (falha) de um spin-off.


   Ainda esse ano chega aos cinemas o quarto e último filme da série, [REC] 4 - Apocalypse

  [REC] é um exemplo de como o cinema espanhol vem crescendo, e eu mal posso esperar para assistir à conclusão da franquia.

   Espero que tenham gostado da dica! Até a próxima, e lembre-se de não assistir sozinho(a). 
   Boa sessão.

11 de jul. de 2013

ESTREIAS DA SEMANA

    Um dos destaques dessa semana é o retorno do Homem de Aço às telonas. Dessa vez, dirigido por Zack Snyder (300, Watchmen), o roteiro ficou por conta de Christopher Nolan (da trilogia do Batman), Joe Shuster, Jerry Siegel e David S. Goyer.

Sinopse: Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra, levando com ele importantes informações de seu povo. Contrariado com tal atitude, o General Zod (Michael Shannon) tenta impedir a iniciativa e acaba preso. Já em seu novo lar, a criança foi criada por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passaram a chamá-lo de Clark. O tempo passa, seus poderes vão aparecendo e se tornando, de certa forma, um problema, porque isso evidencia que ele não é um ser humano. Já adulto, Clark (Henry Cavill) se vê obrigado a buscar um certo isolamento porque não consegue resistir aos salvamentos das pessoas e sempre precisa sumir do mapa para não criar problemas para seus pais. Mas o terrível Zod conseguiu se libertar e descobriu seu paradeiro. Agora, a humanidade corre perigo e talvez tenha chegado a hora das pessoas conhecerem aqueles que passarão a chamar de o Super-Homem.




Sinopse: Colby, Texas, 1869. John Reid (Armie Hammer) é um advogado que acaba de retornar à sua cidade-natal, onde vive seu irmão Dan (James Badge Dale), a cunhada Rebecca (Ruth Wilson) e o sobrinho Danny (Bryant Prince). John está disposto a cumprir a justiça ao pé da letra, levando os criminosos ao tribunal, apesar da resistência local. Ao acompanhar o irmão e outros Texas Rangers em uma patrulha pelo deserto, o grupo é atacado pelos capangas de Butch Cavendish (William Fichtner), um bandido que tem a fama de comer carne humana. Todos são assassinados, com exceção de John, que fica à beira da morte. O índio Tonto (Johnny Depp) o encontra e, ao perceber que um cavalo branco escolhe John, passa a ajudá-lo. Tonto acredita que John foi escolhido por um mensageiro espiritual e que, como voltou da morte, não pode mais ser morto. A partir de então John passa a usar uma máscara e, ao lado de Tonto, faz de tudo para reencontrar Cavendish.




A VOZ ADORMECIDA
Sinopse: María León interpreta a Pepita, uma jovem cordobesa de origem rural, que vai a Madrid no pós-guerra para estar perto de sua irmã Hortensia (Inma Cuesta) que está grávida e na prisão. Pepita conhece Paulino (Marc Clotet), um valenciano de família burguesa, que luta junto a seu cunhado na serra de Madrid. Apesar da dificuldade de sua relação, se apaixonam. Hortensia é julgada e condenada a morte. A execução será feita somente após o parto. Pepita tenta por todos os meios e em todas as instâncias que cancelem a execução. Vai todos os dias a prisão com o objetivo de que lhe entreguem o futuro filho de Hortensia, suplicando que não o entreguem prá adoção, ou o internem num orfanato. [TRAILER]

RENOIR
Sinopse: Côte d'Azur, 1915. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) sofre com a morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), ferido na guerra. Mas sua vida muda após conhecer Andrée (Christa Theret), uma jovem que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa, mas o paraíso logo será abalado pela volta de Jean, que também se rende aos encantos da garota. [TRAILER]




A CIDADE É UMA SÓ? (Documentário)
Sinopse: Além de Brasília, são cinco os personagens principais da história. Nancy narra um passado que se repete desde a origem da capital: a especulação territorial/imobiliária. Dandara mora em Águas Lindas de Goiás e tem o sonho de mudar para o Plano piloto de Brasília. Candidato a deputado distrital, Dildu mora em Ceilândia e vive a expectativa do resultado das eleições, contando sempre com o apoio de Marquim, um ex-rapper que agora é marqueteiro político. Já Zé Antônio vende lotes irregulares nas periferias do Distrito Federal. [TRAILER]


5 de jul. de 2013

CONTROL



          
            Pela segunda vez, assisti ao filme Control (2007). A sensação que o filme transmite foi aprofundada mais ainda e mais detalhes passaram diante de meus olhos, o que torna essa obra cinematográfica realmente admirável.
         Dirigido por Anton Corbijn e baseado no livro ‘’Touching from a Distance: Ian Curtis and Joy Division’’, de Deborah Curtis, viúva de Ian Curtis, o filme traz a trajetória da banda Joy Division, com enfoque dado devidamente a seu vocalista e no que fez com que ele cometesse suicídio aos vinte e três anos de idade. 

Ao longo das cenas iniciais, vemos um Ian Curtis sereno, um pouco fora de órbita e impulsivo, além de também presenciarmos as pequenas, não menos importantes, marcas que a banda fez na história da música pós-punk. No decorrer dos acontecimentos, estamos a observar um misto de emoções: raiva, melancolia, glória, medo. 

Acho que o medo prevalece, pois vemos essa emoção transbordando nos olhos do ator em determinadas cenas. Para os fãs da banda, não é nenhuma novidade a condição epilética de Ian, que o impedia, às vezes, de dar continuação a certos concertos e ensaios. Aí o medo do cantor transmitido anos depois pelo ator Sam Riley. O pânico toma conta até em cenas que são supostamente serenas e mórbidas, mostrando a incerteza de sua condição desconhecida para sua época.
O longa-metragem é inteiramente monocromático. Incomodou-me na primeira vez que o assisti, pois tornou a época muito mais distante do que já é. Senti que realmente estava ‘’tocando de uma distância’’. Por outro lado, espero que essa tenha sido a ideia do diretor Anton – tornar a atmosfera pesada, sem vida, distante. Se não foi... Bem, um pouco de cor teria feito jus para que criássemos a sintonia com a banda que o roteiro criado requeria. E não podemos nos deixar de levar com o ambiente criado pelo diretor e equipe. Joy Division, apesar de carregar fortes emoções depressivas, não era composta pela solitude e tristeza de Ian. De acordo com Peter Hook, ex-baixista do grupo, se não tivesse lido a palavra ‘’hate’’ pintada no casaco dele quando o conheceu, acharia que ‘’filhotes’’ ou algo mais fofo estaria escrito no lugar quando ele se virasse, pois o cantor era dócil, gentil e brincalhão com todos.

 
Senti falta de momentos descontraídos quando o filme estava se desenvolvendo, pois acho que isso atribuiria a um conceito que senti que o diretor queria criar – o conceito humano de Ian.

Todavia, a mente de Ian Curtis não tem como ser desvendada no pouco de material que se obtém de entrevistas de qualidade. Tudo o que temos são as interpretações de sua viúva, amigos e familiares. O legado criado por essa banda pós-punk continua, atravessando gerações, mesmo que sejam distantes. Essas várias interpretações do que o levou ao suicídio, de certo modo, criam o culto à banda.

Ian tira sua vida em 18 de maio de 1980 – encerrada, no filme, com a famosa música ‘‘Atmosphere’’ -, deixando um casamento à ruína, uma filha pequena e uma banda atingindo sua glória efêmera.
   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...